CURSO GRATUITO E-CAP - CAPACITAÇÃO PARA EMPREGABILIDADE E DESENVOLVIMENTO

Você já sonhou em estudar em uma instituição renomada, adquirir novos conhecimentos e ampliar suas oportunidades de emprego? Agora, sua chance chegou com o Programa E-CAP, uma iniciativa revolucionária em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O Programa E-CAP é uma iniciativa do CCBEU Sorocaba em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que oferece bolsas de estudo integrais para aprimorar as habilidades na língua inglesa, garantir e fidelizar a empregabilidade. O programa E-CAP é o complemento perfeito para você que quer se destacar, alcançar e manter a excelência em tudo que faz.

Serão oferecidas 50 bolsas de estudos integrais, conforme abaixo:

PERFIL DAS(OS) CANDIDATAS(OS)

DAS VAGAS

  • Para concorrer a uma das bolsas, as(os) candidatas(os) devem ter a partir de 16
    (dezesseis) 
  • Ademais, as(os) candidatas(os) devem habitar em Sorocaba ou Região
    Metropolitana de Sorocaba.

POR QUE APROVEITAR O PROGRAMA E-CAP?

Bolsas de Estudo 100% Gratuitas: Sim, você leu certo! O Programa E-CAP oferece bolsas de estudo integrais, permitindo que você avance em sua jornada acadêmica sem preocupações financeiras.
Qualidade Educacional de Excelência: As instituições parceiras do E-CAP são reconhecidas internacionalmente por sua excelência acadêmica e compromisso com o sucesso dos alunos.
Oportunidades de Empregabilidade: Com o Programa E-CAP, você não apenas adquire conhecimento, mas também desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho, preparando-se para uma carreira de sucesso.
Networking Global: Ao participar do E-CAP, você terá a oportunidade de interagir e colaborar com colegas de diversas empresas, enriquecendo sua experiência acadêmica e cultural.

CRONOGRAMA

O contato pela equipe do E-CAP será feito principalmente por e-mail e por WhatsApp no número +55 (15) 99683-1150 (número exclusivo para WhatsApp).
Todas as(os) candidatas(os) inscritas(os) no processo seletivo receberão uma resposta por e-mail relativa à participação ou não no E-CAP.
Pedimos que verifiquem seus e-mails para que a comunicação para caso a comunicação caia no spam.
As aulas serão 2x na semana das 19h as 21h, aulas síncronas conteúdo e aulas assíncronas também serão obrigatórias.

Divulgação do edital

A partir março 2024

Processo seletivo

Maio 2024

Inscrições

A partir de Abril 2024

Cerimônia de início

maio/2024

Início das aulas

maio/2024

Previsão de encerramento do curso

maio/2025

COMO PARTICIPAR:

Candidate-se Online: Basta preencher o formulário de inscrição online, nessa página. É simples e rápido!
Atenda aos Requisitos: O Programa E-CAP busca candidatos comprometidos com a excelência acadêmica, liderança e impacto positivo em suas comunidades.
Processo Seletivo Transparente: Nossa equipe avaliará cuidadosamente cada inscrição com base em critérios objetivos e transparentes, garantindo uma seleção justa e equitativa.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo consistirá de 2 etapas: avaliação das informações do formulário de inscrição e entrevista a ser agendada pela equipe de seleção.
Na primeira etapa, serão avaliadas as informações do formulário de inscrição.
Para questão eliminatória e classificatória serão atribuídos pontos, que serão somados e utilizados para ordenar as(os) inscritas(os).

Candidatas(os) que atenderem aos critérios de seleção serão convocadas(os) para a dinâmica de entrevista.
A entrevista consistirá em um encontro a ser realizado de forma remota.
Serão chamadas(os) 50 candidatas(os).

O objetivo da entrevista é entender melhor as motivações para participar do curso, assim como avaliar o engajamento geral com as atividades. Os selecionados serão comunicados por e-mail. ecap@ccbeu.org

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção das(os) candidatas(os) se dará conforme critérios eliminatórios, classificatórios e de desempate.
Critérios eliminatórios - critérios que levarão a eliminação da(o) candidata(o) que não os atender. São eles:
● Faixa etária: serão aceitas candidaturas de pessoas a partir de 16 anos de idade. Poderão se inscrever pessoas que completarem 16 anos. Aquelas(es) que não estiverem dentro desta faixa etária serão eliminadas(os);
● Residência em Sorocaba: o curso é voltado para habitantes de Sorocaba e ou da Região Metropolitana 2/6 Os candidatos deverão ser residentes da cidade de Sorocaba ou da Região Metropolitana de Sorocaba e devem enviar comprovante mais recente de conta de energia elétrica.
● Disponibilidade: aquelas(es) que declararem não ter disponibilidade para participar das aulas serão eliminadas(os). As aulas irão acontecer no horário vespertino, das 19h às 21 horas. Mais detalhes serão enviados aos selecionados.
●Tecnologia: o curso não oferecerá computadores, laptops ou qualquer outro tipo de recurso tecnológico para participação no curso. Por isso, candidatas(os) que declararem não ter acesso a tecnologia necessária para participar do curso serão eliminadas(os).
● Formulário: somente serão aceitas candidaturas de pessoas que preencherem corretamente o formulário de inscrição. Aquelas(es) que não preencherem o formulário de inscrição corretamente serão eliminadas(os).

SOBRE O CCBEU SOROCABA

O CCBEU-Sorocaba, Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, estabelecido há quase 80 anos, integra uma rede de mais de 700 American Spaces que tem parceria com o governo dos Estados Unidos

Essa parceria nos leva a promover o ensino de inglês de alta qualidade e o entendimento mútuo entre nossos dois países.

Em 2024, estamos celebrando os 200 anos das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Brasil. Para casos de dúvidas acerca deste documento, entrar em contato via e-mail, no endereço: ecap@ccbeu.org

CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS

Critérios que serão utilizados para classificar as(os) candidatas(os). São eles:

● Área de atuação: será dada preferência para candidatas(os) que declararem atuar em áreas industriais e empresariais da região de Sorocaba.

● Tecnologia: será dada preferência para candidatas(os) que possuem computador com câmera e microfone para participar das aulas. Reforçamos que não é recomendado que as aulas sejam assistidas por aparelhos celulares, dado que ocorrem pelo aplicativo Zoom e as (os) alunas (os) precisarão utilizar outros sites/aplicativos durante as aulas;

● Renda: será dada preferência para candidatas(os) que tiverem menos oportunidades para custear seus estudos e que pertencem às classes menos privilegiadas.

● Viagens internacionais: será dada preferência para candidatas(os) que não tiveram a oportunidade de realizar viagens internacionais para países cuja língua oficial seja o inglês.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Critérios que serão utilizados para desempatar candidatas(os):

● Texto motivacional: será dada preferência para candidatas(os) cujo texto motivacional se encaixe no modelo pedido.

CLASSIFICAÇÃO DAS(OS) CANDIDATAS(OS)

● Candidatas(os) aprovadas(os) em todas as etapas do processo seletivo serão classificadas(os) conforme desempenho na entrevista.
● Aquelas(es) que passarem em todas as etapas, mas não estiverem entre as(os) 50 primeiras(os) colocadas(os) entrarão para a lista de espera. Pessoas que estiverem na lista de espera serão informadas por e-mail. A colocação das pessoas da lista de espera não será divulgada.
● A classificação de cada etapa do processo seletivo e o ranqueamento final não serão divulgados. Não serão aceitos recursos relativos à classificação.
● Aquelas(es) que forem inicialmente selecionadas(os) receberão um e-mail e mensagem no WhatsApp. Caso as tentativas de contato não sejam bem sucedidas, as vagas serão passadas para pessoas da lista de espera.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS FINAIS

O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 10/05/2024 nas redes sociais do CCBEU Sorocaba e no site
Aquelas(es) que forem classificadas(os) para a lista de espera serão avisadas(os) por e-mail

CURSO

A cerimônia de início do curso ocorrerá com a participação de alunos, professores e representantes do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos. As aulas serão distribuídas conforme cronograma a ser divulgado entre os selecionados.

● As aulas do curso E-CAP demandarão participação ativa. Isso quer dizer que as(os) estudantes precisarão interagir constantemente com a(o) professora(or) e colegas, realizando as atividades propostas, engajando com o conteúdo e interagindo com os colegas. Por isso, a disponibilidade para participação nas aulas é critério eliminatório para classificação da(o) candidata(o).

● Como forma de avaliação diagnóstica e medida de progresso, realizamos um teste de nivelamento obrigatório no início do curso e outro, também obrigatório, ao final.

● Durante o decorrer do curso, serão ofertadas também outras atividades extras para as(os) alunas(os). As atividades extras que acontecerem durante o período de aulas são obrigatórias para todas(os) as(os) estudantes; as que ocorrerem fora do horário de aula têm a participação recomendada, mas não obrigatória.

● Material Utilizado - Plataforma Altissia: A Altissia trabalha por um mundo onde todos entendam as culturas uns dos outros e cresçam juntos. Acreditam no poder da aprendizagem de idiomas para criar harmonia e respeito mútuo. Através da aprendizagem de idiomas acessível Compreender a linguagem é o primeiro passo para criar essa conexão. É por isso que a missão da Altíssia é otimizar a combinação de tecnologia e pessoas para tornar a aprendizagem de idiomas acessível a todos. "Juntos podemos aprender, entender, comunicar, compartilhar e criar um mundo mais brilhante".

RESULTADOS ESPERADOS

Resultado 1

70% dos participantes devem relatar melhores perspectivas de carreira ou colocação profissional dentro de seis meses após o programa, conforme medido pela linha de base pré-programa e pós-programa, mediante pesquisas.

Resultado 2

Estabelecer parcerias com multinacionais americanas localizadas na região de Sorocaba dos EUA para conectar os participantes com estágios, treinamento profissional e/ou colocação.

NÃO DEIXE ESSA OPORTUNIDADE PASSAR

O Programa E-CAP é mais do que uma bolsa de estudos; é uma oportunidade de transformação pessoal e profissional. Não perca essa chance única de investir em seu futuro e alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
Junte-se a nós e faça parte da próxima geração de líderes e profissionais qualificados! Inscreva-se agora no Programa E-CAP e comece sua jornada rumo ao sucesso!

O CCBEU Sorocaba - Centro Cultural Brasil Estados Unidos

Estabelecido há quase 80 anos, integra uma rede de mais de 700 American Spaces que tem parceria com o governo dos Estados Unidos.

Essa parceria nos leva a promover o ensino de inglês de alta qualidade e o entendimento mútuo entre nossos dois países. Em 2024, estamos celebrando os 200 anos das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
×

 

Atendimento

Estamos à disposição.

× WhatsApp